Uma das principais plataformas de streaming, a Netflix tem uma surpreendente história. Conheça mais sobre ela nesta linha do tempo!
A Netflix foi fundada pelos empresários Reed Hastings e Marc Randolph na Califórnia em 1997. No começo, a ideia da companhia era ser uma “locadora online de DVDs”.
Cientes do poder do DVD como mídia,
a empresa iniciou efetivamente suas atividades em 1998. Logo, ela se tornou a primeira locadora e revendedora de DVDs no mundo.
Em 1999, começou o serviço de assinaturas de aluguel de filmes pela internet. O cliente escolhia os filmes pelo site e recebia os DVDs em casa, e depois enviava de volta pelos correios.
Com o sucesso dos DVD Players no começo dos anos 2000, a Netflix conquistou uma enorme fatia do mercado de locadoras.
Durante esse período, ela se tornou rival
de grandes franquias como a Blockbuster.
Com mais de 4 milhões de assinantes, a Netflix criou um plano que possibilitava assistir a filmes e séries pela internet em 2007. Assim, começa a segunda parte da sua (r)evolução!
Nos anos seguintes, visando ampliar o número de clientes, a Netflix fez parcerias com fabricantes de eletrônicos. Isso permitiu que o aplicativo estivesse em aparelhos como notebooks e videogames.
Em 2010, a companhia criou o plano de assinatura exclusivo de streaming. Nesse ano, ela também expandiu sua área de atuação para o Canadá e a América Latina, incluindo o Brasil.
Em 2010, a companhia criou o plano de assinatura exclusivo de streaming. Nesse ano, ela também expandiu sua área de atuação para o Canadá e a América Latina, incluindo o Brasil.
Focada em conteúdos originais, a Netflix também começou a produzir filmes.
O primeiro longa-metragem foi Beasts of No Nation (2015), vencedor de diversos prêmios em festivais de cinema internacional.
O reconhecimento das produções originais é visto nas indicações em grandes premiações de cinema e TV. Por exemplo, Roma conquistou três Oscars em 2018, incluindo Melhor Filme de Língua Estrangeira.
Em parceria com estúdios e diretores, a Netflix já possui mais de mil produções originais.Batendo recordes a cada ano, a série sobrenatural Stranger Things está entre as mais conhecidas do público.
Hoje, a Netflix está presente em mais de 190 países e possui mais de 151 milhões de assinantes. Tudo isso gerou uma receita de US$ 20 bilhões apenas em 2019.
Você conhecia a história da Netflix? Qual sua atração favorita da plataforma de streaming?